Connect
To Top

Inffinito Film Festival exibirá produções brasileiras ao redor do mundo em streaming

O Festival se adaptou por causa da pandemia.

Na tarde desta quarta-feira, 2 , a equipe da Inffinito Film Festival, importante festival de cinema brasileiro, realizou uma coletiva com a imprensa para divulgar a programação de 2020. Em um formato interativo, o festival com 24 anos de história, será realizado pela primeira vez em formato online. Serão mais de 100 produções brasileiras com transmissão nos Estados Unidos, em todo o território americano, de Porto Rico ao Alaska. 

A ideia surgiu justamente por conta da pandemia da COVID-19. “Chegou o momento de criar a plataforma de streaming. Criamos um modelo de melhores filmes de Domingos Oliveira, por exemplo. Todos os filmes estarão disponíveis, lives, masterclass, noite de encerramento”, conta Adriana L. Dutra, diretora da Inffinito Film Festival. 

O homenageado da edição, o ator e diretor Daniel Filho ressalta a importância do evento: “O mundo ficou menor, ficou só um, temos vistos filmes de outras culturas. Estamos em um momento de juntar e conhecer como funciona um filme vietnamita, e isso é o pulo. O nosso país é uma nação com tantas culturas que eu achei que a gente deveria falar sobre todo o audiovisual, principalmente neste momento em que o nosso país passa por uma turbulência política, já que estamos sendo bombardeados”. 

A cineasta Tizuka Yamasaki compartilha a ideia de expandir o conhecimento sobre as produções brasileiras. “Este é um privilégio porque quando temos um festival, seja onde for, você tem um, dois ou quatro filmes, e quando pega um festival com 50 filmes, você tem um retrato do que é o nosso país. É como se tivéssemos falando: olhem pra gente, veja como o nosso país é bonito”, ressalta. 

Calendário do festival

Os únicos eventos presenciais do 24th Inffinito Film Festival acontecerão em Miami, com um cine drive-in no dia 26 de setembro, e em Nova York, com exibições ao ar livre nos dias 24 e 25 de outubro.

De 27 de setembro a 23 de outubro, mais de 100 filmes selecionados para as mostras competitivas e hors concours do Inffinito Film Festival estarão disponíveis para o território americano. No Brasil, o público poderá assistir, gratuitamente, a uma seleção especial de filmes, incluindo as mostras de cinema negro, de cinema indígena e de produções do homenageado do festival, Daniel FIlho.

A 24a edição do Inffinito Film Festival na www.inff.online será realizada em 11 salas virtuais com 8 salas de mostras, 1 sala para debates com realizadores das mostras, 1 sala de masterclasses, 1 sala de lives, além de festas e noite de premiação nas redes sociais da Inffinito. Veja abaixo os detalhes da programação.

Aos Nossos Filhos, de Maria de Medeiros

PROGRAMAÇÃO

110 filmes + 25 lives + 7 debates com 70 profissionais do setor

+ 3 master classes + 3 sessões de cinemas ao livre + 2 festas

EVENTOS PRESENCIAIS

Miami

  • 26 setembro – Cine Drive-In, Miami

Evento de abertura com a exibição do filme Abe, de Fernando Grostein Andrade.

Dezerland Park – 14401 NE 19th Ave, North Miami, FL 33181

New York

  • 24 de outubro e 25 de outubro – Cinema no Parque

Exibição dos filmes Eduardo e Mônica, de René Sampaio; e Amazônia Groove, de Bruno Murtinho.

* Locais das exibições e filmes serão confirmados em breve.

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL INFFINITO FILM FESTIVAL

  • 27 de setembro a 23 de outubro

O 24o Inffinito Film Festival, realizado na plataforma www.inff.online, conta com 11 salas, sendo 8 salas de mostras de filmes, 1 sala para lives, 1 sala para debates com realizadores das mostras, 1 sala de master classes, além de festas e evento de premiação nas redes sociais da Inffinito.

SALAS E MOSTRAS

SALA 1 – Mostra Competitiva de Longa-Metragem

12 filmes inéditos nos EUA produzidos e/ou lançados no Brasil em 2019/2020. Cada um dos filmes em competição será exibido em 2 sessões programadas e, em cada sessão, o público terá um período de até 3 horas para iniciar o filme de sua escolha.

8pm às 11pm – Exibições dos filmes da Mostra Competitiva

SALA 2 – Mostra Competitiva Documentário

12 documentários inéditos nos EUA produzidos e/ou lançados no Brasil em 2019/2020. Cada um dos documentários em competição será exibido em 2 sessões programadas e, em cada sessão, o público terá um período de até 3 horas para iniciar o filme de sua escolha.

5pm às 8pm – Exibições de documentários da Mostra Competitiva

SALA 3 – Mostra Panorama de Ficção e Documentário

23 filmes de recente produção premiados em diversos festivais pelo mundo e inéditos nos EUA. Todos os filmes da Mostra Panorama serão exibidos em 2 sessões programadas e, em cada sessão, o público terá um período de 3 horas para iniciar o filme de sua escolha.

2pm às 5pm e 11pm às 2am – Exibição de Filmes da mostra Panorama

SALA 4 – Mostra Inffinito

20 filmes vencedores dos Festivais passados do Circuito Inffinito. Todos os filmes estarão disponíveis para exibição em qualquer horário.

SALA 5 – Homenagem a Daniel Filho

10 filmes do ator, diretor e produtor Daniel Filho, profissional ícone do audiovisual brasileiro que recebe uma vasta homenagem do Festival. Todos os filmes estarão disponíveis para exibição em qualquer horário e alguns com sessão programada.

SALA 6 – Mostra Indígena

10 filmes em longa e curta metragens realizados por cineastas indígenas. Todos os filmes estarão disponíveis para exibição em qualquer horário.

SALA 7 – Mostra Cinema Negro

6 filmes realizados por diretores negros ou que tenham relevância em sua temática para potencializar a presença do negro no cinema brasileiro. Todos os filmes estarão disponíveis para exibição em qualquer horário.

SALA 8 – Mostra Curta Panorama

18 curtas-metragens de produção 2018/2019 inéditos nos EUA. Todos os filmes disponíveis para exibição em qualquer horário.

SALA 9 – Lives

25 lives serão realizadas durante o Festival, sempre às 3a, 4a e 5a feiras, às 7pm. As lives contam com os atores, diretores, produtores dos filmes em competição e o homenageado do Festival, Daniel Filho.

SALA 10 – Debates

7 debates serão realizados com a presença de mais de 70 profissionais que estão nas mostras do Festival, além de representantes do setor audiovisual brasileiro. Os debates serão sempre às 2a feiras, às 10pm. Cada debate terá um tema com foco em cada sala de exibição. São eles:

  • 14 de setembro às 10pm

A importância da manutenção dos festivais de cinema

Debate com diretores, produtores, atores do cinema e TV no Brasil

  • 21 de setembro às 10pm

A diversidade da produção de longas no Brasil

Debate com diretores, produtores, atores da Mostra Competitiva de Ficção

  • 28 de setembro às 10pm

Daniel Filho e o setor audiovisual no Brasil

Ícones da TV e cinema brasileiro debatem a realidade do setor e importância do Daniel Filho

  • 5 de outubro às 10pm

Direção de documentários

No debate diretores da Mostra Competitiva de Documentários

  • 12 de outubro às 9pm

A produção de filmes realizados por indígenas brasileiros

No debate diretores da Mostra Indígena

  • 19 de outubro às 10pm

A realidade dos profissionais negros no cinema

No debate diretores, produtores e atores da Mostra Cinema Negro

  • 26 de outubro às 10pm

Panorama de produção e realidade atual do audiovisual brasileiro

No debate diretores, produtores, atores da Mostra Panorama de Ficção e Documentário

SALA 11 – Master Class

3 Master Classes serão realizadas sempre aos sábados:

  • ROTEIRO PARA FILMES E SÉRIES, COM MELAINE DE MANTAS

10 de outubro das 3pm às 5pm

Como se desenvolve um roteiro? Qual a diferença entre escrever para TV e cinema? Como desvendar a estrutura de um roteiro? Aqui você aprende as técnicas e as dicas para se tornar um roteirista.

Melanie de Mantas

Roteirista. Escreveu para cinema os roteiros dos filmes Não “Quero Falar Sobre Isso Agora” (Melhor Roteiro no Festival de Gramado), “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil”, “Copacabana,” “Nome Próprio”, “Olhos Azuis”, “Maresia”, “O Escaravelho do Diabo”. Escreveu episódios das séries de TV “Cidade dos Homens”, “Filhos do Carnaval” e “Magnífica 70”. Também ministra aulas de Argumento e Roteiro na Universidade PUC-Rio.

  • DIREÇÃO, COM TIZUKA YAMASAKI

17 de outubro das 3pm às 5pm

O que preciso saber para dirigir um filme?

Conheça o passo a passos para entrar no mundo mágico da direção audiovisual:

1-Como descobrir uma história? 2- Onde encontro meus parceiros? 3-Que filme quero fazer? 4- Qual o papel do diretor?

Tizuka Yamasaki

A cineasta Tizuka Yamasaki estreou em 1980 no cinema como diretora e produtora com o premiado filme “Gaijin – Caminhos da Liberdade”. Também realizou outras premiadas produções como “Parahyba Mulher Macho”, “Encantados” e o clássico “Lua de Cristal”, considerado a maior bilheteria dos anos 90. Para a TV, fez a novela “Kananga do Japão”, a minissérie “O Pagador de Promessas”, a série “As Brasileiras”, entre outras.

  • PRODUÇÃO PARA CINEMA E TV, COM CLELIA BESSA

24 de outubro das 3pm às 5pm

Conheça o cenário e oportunidades do mercado audiovisual atual e as perspectivas de futuro com a entrada de novos “players” e os diversos modelos de negócios. Aprenda as diferentes formas de captação recursos para produção de filmes e séries existentes no mercado, além de modelos tradicionais e as novas experiências de produção “remotas”.

Clélia Bessa

Produtora, professora da cadeira de “Produção I” do Curso de Cinema da PUC-Rio e é sócia da Raccord Produções. Suas produções: “Álbum em Família”, dirigido por Daniel Belmonte (2020), filmado e produzido remotamente durante o isolamento social; “Cedo Demais”, dirigido por José Lavigne (2020); “Pluft” (2020); “Missão Cupido” (2020); “Correndo Atrás” (2020); “Desenrola” (2011); “Cartola” (2007); “Cafuné” (2006), “Separações” (2002), “O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas” (2000) e “Como Ser Solteiro”(1998). Além de produzir conteúdo para televisão, como “”A Dona da Banca – Cine Brasil TV” (2020); “Série C “(2017), “As Canções da Minha Vida”(2017), “DOC Bis” (2013); “Desenrola Aí” (2010/2011); “Paidecendo no Paraíso (2007); entre outros. É conselheira da BRAVI – Brasil Audiovisual Independente e é da Diretoria do SICAV – Sindicato da Indústria Cinematográfica e Audiovisual.

FESTA DE ABERTURA E NOITE DE PREMIAÇÃO

Serão realizadas 2 festas virtuais na abertura e no encerramento do festival, para convidados e para quem comprou o pacote para as mostras. Hosted by Junta, as festas serão realizadas na plataforma www.inff.online, com presença dos diretores, atores, produtores, imprensa e DJ’s no Brasil e EUA. A JUNTA nasceu no início do isolamento social como forma de reunir amigos, escutar boa música e dançar. Mais do que nunca, juntar parecia ser essencial. Duas amigas e produtoras de eventos, Narciza Leão (Brasília) e Renata Gebara (Rio de Janeiro) se uniram para fazer a festa com DJs residentes e convidados. As edições têm reunido pessoas de várias partes do Brasil e de outros países em uma grande pista de dança coletiva. Cada um em sua casa, com responsabilidade, mas juntos.

Dia 26 de setembro das 10:30pm a 1am

Festa de abertura com DJ’s Convidados

Dia 23 de outubro das 10pm a 1am

Evento de premiação e encerramento com DJ’s convidados

TICKETS (vendas apenas para o território americano)

Pacote para todas as Mostras + de 100 filmes (apenas para EUA)

U$ 24 por U$18 (desconto até abertura do Festival)

O pacote dá acesso às mostras competitivas, Mostra Panorama, Mostra Inffinito, Mostra Cinema Negro, Mostra indígena, Mostra Curtas, Mostra Daniel Filho, festas, debates, e noite de premiação.

Doações Member Inffinito (apenas para EUA)

A partir de U$ 88

Acesso às Mostras Competitivas, Mostra Panorama, Mostra Inffinito, Mostra Daniel Filho, Mostra Cinema Negro, Mostra Indígena, Mostra Curtas, festas, debates, premiação, 3 Master Classes, reconhecimento com nome em nossa plataforma.

Cine Drive In – Miami

Ingresso ou acesso por carro: $40

Dezerland Park Miami

14401 NE 19th Ave, North Miami, FL 33181

Cine Drive-In no parque – New York

Evento Gratuito

*local da exibição será confirmado em breve

MASTER CLASSES (BRASIL + EUA)

  • O valor de cada Master Class é U$ 48 (EUA) ou R$ 250 (Brasil, em 10 x sem juros). Cada Master Class será ao vivo, com duração de 2 horas. As aulas contam com tradução simultânea para inglês. Os alunos recebem certificado de participação.

Master Class de direção com Tizuka Yamasaki

Master Class de produção com Clélia Bessa

Master Class de roteiro com Melanie de Mantas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Cinema