Crítica | ‘O Poço’ é a metáfora dos problemas da sociedade moderna

By

A pandemia do coronavírus em pleno anos 2020 pode deixar um significado: a busca pela solidariedade. Enquanto o vírus se alastra, muitas pessoas buscam socorrer umas as outras. Ok, mas o que isso tem a ver com o thriller psicológico ‘O Poço’? Justamente a metáfora da proliferação e do convívio social.

O filme do estreante Galder Gaztelu-Urrutia pode ser classificado como um suspense exagerado em suas nuances. A forma que é apresentado ao público incita o nojo diante da mistura de corpos e de sangue humano. 

Em resumo, a produção que estreou em 20 de março na Netflix conta a história de Goreng (Ivan Massagué), um homem preso num sistema vertical cujo convívio é com um senhor ao seu lado. Eles residem em um um nível considerado regular, onde ainda chegam comidas intactas misturada a restos. No entanto, a escassez de alimentos aumenta a cada nível abaixo, já que os detentos consomem sem ponderação. A trama mostra as mudanças de humor e de convivência dos personagens perante as limitações e ao jogo de sobrevivência. 

‘O Poço’ tem várias interpretações: a forma como as pessoas consomem o alimento, sem pensar nos demais, representa a necessidade humana e ao mesmo tempo o egoísmo latente em cada um de nós. Na segunda parte do longa, é possível verificar o equilíbrio dessa consciência com a chegada de um homem negro. Através de etnias e faixas etárias que o diretor transpõe uma sociedade atual desfigurada, mas que procura se reerguer. 

Por esses e outros simbolismos que ‘O Poço’ torna-se um produto extremamente reflexivo. Ele foge da excelência pela rapidez em seus diálogos e cortes bruscos, elementos que esfriam a essência do tema, mesmo assim, não diminui a própria qualidade. Assista e depois reflita deixando seu comentário. 

+ ‘O Poço é aquele filme para não ver antes e depois das refeições

+ Crítica | Por que Toy Boy é um sucesso de público e de crítica?

 

Siga o Opinião Cult nas redes sociais:

FACEBOOK: opiniaocult
TWITTER: opiniaocult
INSTAGRAM: @opiniaocult
YOUTUBE: Opinião Cult

Assine nossa Newsletter!

Conteúdos exclusivos. Você recebe antes dos demais.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You may also like

Hot News