Crítica: o que Amor de Mãe e Avenida Brasil têm em comum?

Elas têm várias semelhanças. Entenda o texto.

By

Este mero editor do Opinião Cult estava esperando um pouco mais de solidez de ‘Amor de Mãe’ para comentar sobre o primeiro trabalho de Manuela Dias no horário nobre. Pois bem, a atual novela da nove da Rede Globo está passando por uma espécie de crivo dos telespectadores: muitos amam, muitos odeiam.

Entendemos que é difícil se adaptar a um processo reinventivo, afinal, tudo que é diferente causa estranheza. Se analisarmos bons números de audiência, no período da tarde está no ar a novela mais falada da última década, Avenida Brasil. A trama de João Emanuel Carneiro contou com muitas novidades, como fotografia diferenciada, diálogos intensos, trilha sonora e personagens principais voltados ao subúrbio.

Tudo Isso para dizer que ‘Amor de Mãe’ passa por um processo semelhante. A novela é praticamente em quase sua totalidade ambientada no subúrbio, duas das protagonistas moram em bairros mais simples – Lurdes (Regina Casé) e Telma (Adriana Esteves). O Que difere da trama do Vale a pena ver de novo é a lentidão do texto, quase num aspecto de slow motion, embora os diálogos sejam riquíssimos. 

Mas por que Avenida Brasil ganhou o carinho do público e Amor de mãe pena para chegar aos 30 pontos de audiência? É uma rejeição simplória, mas com sentido. As cenas no subúrbio remetem a pobreza, ao desnível social, uma carga um tanto quanto dramática,  enquanto o público espera abrilhantar os olhos com uma fotografia mais rica e iluminada. 

Adriana Esteves e Débora Falabella em Avenida Brasil (foto: reprodução/internet)

Ok, mas em Avenida Brasil a situação era semelhante em termos técnicos. Mas o núcleo principal era na casa do ricaço Tufão, e a boa comédia relaxava aqueles que chegavam em casa para descansar depois de um dia intenso de atividades. É imprescindível contar que estamos no verão, época em que as pessoas assistem menos televisão.

Não significa que Amor de Mãe precise mudar. Pelo contrário, acho um trabalho excepcional e meus elogios são em todos os aspectos, além de tudo já citado, qualifico ainda o ótimo elenco, alguns também em Avenida Brasil. 

Seria interessante o público vir a trama com mais cautela, porque ela é repleta de qualidades. E convenhamos que uma boa história contada merece ficar na memória. Diga Avenida Brasil!

Siga o Opinião Cult nas redes sociais:

FACEBOOK: opiniaocult

TWITTER: opiniaocult

INSTAGRAM: @opiniaocult

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You may also like