Black Mirror, Bandersnatch: já estamos preparados para o mundo alternativo?

By

A Netflix, supostamente, deveria lançar a quinta temporada de Black Mirror no início de 2019, como acontece com frequência. O próprio espectador estava ansioso para receber os novos episódios. No entanto, o serviço de streaming deu um tapa na cara da gente com um filme, ao invés de uma temporada, com finais alternativos. Será que estamos preparados para isso?

Voi lá! ‘Black Mirror: Bandersnatch’ conta a história de um jovem programador que cria um jogo de videogame interativo em pleno ano de 1984. Ao vender a ideia para uma empresa, ele conhece pessoalmente um profissional do ramo, o qual já admira, para que o ajude nessa empreitada. O jogo não é o objetivo principal, e sim os problemas internos do personagem que acabam refletindo na concepção total.

Conforme a história é desenvolvida, o público tem a possibilidade de escolher o caminho a seguir, como, por exemplo, dois tipos de músicas diferentes para ouvir, ou até o número de um código. Infelizmente, algumas opções são óbvias, mas como estreia a Netflix está de parabéns.

Na era do quarto poder, dar a chance de escolhermos o futuro é um caminho sem volta. A proposta brinca com essa analogia. Vamos comparar com as redes sociais? Acordamos e mexemos no celular, postamos fotos ou vídeos que nos identificamos, isto é, o ser humano gosta de estar no comando. Aliás, no mundo televiso o programa ‘Você Decide’ foi um sucesso na Rede Globo no final da década de 90 por causa de duas alternativas de final que o público tinha chance de fazer pelo telefone.

Nessa linha futurista, imagina estarmos numa sala de cinema e termos a chance de escolher o final do filme. Não estamos muito longe, os cinéfilos apontarão o desfecho por meio de um controle, consequentemente, os votos da maioria levarão ao resultado.

Voltando a ‘Black Mirror: bandersnatch’, o roteiro é fraco e entediante, embora por meio do diálogo dos personagens fica subentendido o quanto somos responsáveis por nossas escolhas. Afinal, você não vai ficar somente em uma alternativa, certamente voltará ao outros pontos para ver a cena eleita. Essa é a graça do negócio.

SIGA O OPINIÃO CULT NAS REDES SOCIAIS:

Facebook – Twitter – Instagram

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You may also like

Hot News