Você conhece algum evento sobre harpas? Se nunca tinha ouvido falar, esta é a sua chance de conhecer e ainda localizado no Rio de Janeiro. O XIII RioHarpFestival já está em sua décima terceira edição e chega a partir do dia primeiro de maio no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) com apresentação do harpista Athy.
Evento gratuito
Todos os concertos são gratuitos, classificação livre, e o XIIIRioHarpFestival é uma iniciativa do projeto Música no Museu, que há treze anos dedica o mês de maio a ressaltar o instrumento. Na edição de 2018 serão mais de 100 concertos com trinta e dois músicos de dezesseis países, incluindo importantes brasileiros, que se apresentam no evento anual que acontece já há 12 anos sem interrupção e com recitais lotados.
No RioHarpFestival, o mais interessante é que o show de apresentações conta com harpistas de diversas nacionalidades: italiana, portuguesa, belga, africana do sul, japonesa, colombiana, argentina, paraguaia, austríaca, espanhola, americana, e brasileira, dentre outras.
A cidade de São Paulo também entra no circuito do festival RioHarpFestival, que cresce a cada edição, confirmando a potência de um dos mais delicados instrumentos musicais e também já mostra sua repercussão internacional se expandindo para a Europa, com concertos em Lisboa e Coimbra, em Portugal e, em Madrid, na Espanha.
Veja a programação completa:
O que: XIII RioHarpFestival | De 1o de maio a 1o de junho
Quando: Abertura 1o de maio, CCBB, às 15 horas
Apresentação: Athy (Argentina), Harpa
Encerramento: 1o de junho, AquaRio, às 15 horas
Apresentação: Camerata Uerê (Comunidade da Maré)
Participação especial, J. Vandevelde (Bélgica), harpa-dupla
Foto de capa: harpista Edmar Castañeda / crédito: Diana Bejarano