‘Aniquilação’: roteiro complicado enfraquece a qualidade do sci-fi

By
ads

‘Aniquilação’ estreou há poucos dias na Netflix e está passando por uma prova viva de audiência. Sejam os comentários no próprio serviço de streaming, como nas redes sociais, o filme está dividindo os mais diversos tipos de opiniões. Convenhamos que ficção científica com finais mirabolantes nem sempre são bem vistas pelos espectadores, mas o novo sci-fi conquista pela profundidade da obra.

No mais recente trabalho de Alex Garland (o mesmo diretor do bem trabalhado Ex-Machina: Instinto Artificial) temos Natalie Portman, uma bióloga que se junta a uma expedição secreta com outras mulheres em uma região chamada Área X para descobrir o que aconteceu após o desaparecimento do seu marido.

O início é um pouco lento e arrastado, mas quando as mulheres entram nesta área isolada a trama começa a ganhar vida. A selva, diga-se de passagem, tem paisagens exuberantes e o brilho colorido no ar. Em contrapartida, a medida que elas descobrem o local, se deparam com monstros ameaçadores e outros tipos de criaturas inexplicáveis.

‘Aniquilação’ é dividido em passagens de tempo, quase sempre fixa na situação onde elas se encontram, e no presente, com Portman sendo questionada sobre sua sobrevivência. Entre os maiores comentários negativos dos espectadores está enfatizado o desequilíbrio do roteiro, que se torna um problema em grande parte do filme, mas não maior complicador.

Portman está segura como uma mulher forte que precisa lidar com os desafios a seguir. A atriz, sempre bem em cena, se destaca diante das demais. A personagem, por si só, é sagaz, sabe o que está fazendo e prevê os próximos desafios. Entre os detalhes técnicos, os efeitos especiais são bem definidos, tanto pela penumbra colorida da paisagem, quanto o formato dos aterrorizantes monstros. Sem dúvida, desnecessário o uso dos títulos em transições de capítulos. O silêncio já era um personagem atribulado à cena.

Previsto para ser exibido nas salas de cinema, a Paramount barrou nos últimos minutos e vendeu os direitos para a Netflix. Uma perda em termos de visual porque merecia ser visto numa telona, porém, provavelmente, desagradaria parte do público pela trama pouco convincente. No mais, ‘Aniquilação’ passa várias mensagens sobre humanidade e fecha com uma situação surpreendente. Quem assistir, certamente ficará com a história na cabeça por alguns dias.

 

Veja o trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=z9B-DlNn0-8

 

E você, gostou do filme? Deixe seu comentário.

Siga o Opinião Cult no YOUTUBE e também no Facebook,  Twitter e Instagram .

ads

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ads

You may also like