Connect
To Top

Opinião Lembra: 18 anos sem Tim Maia

 

No dia 15 de março de 1998 um dos artistas mais marcantes da história da música deixou milhões de fãs órfãos: Tim Maia. Não parece, mas são 18 anos que o público se emocionou após a confirmação da morte do artista. Para quem já dançou muito ao som de ‘Do Leme ao Pontal’, ‘Gostava Tanto de Você’ e outros hits, aperte o play e relembre um pouco da história desse artista.

 

Cantor, compositor, produtor, maestro, empresário brasileiro. Nascido na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro em 28 de setembro de 1942, Sebastião Rodrigues Maia começou na música tocando bateria no grupo Tijucanos do Ritmo, formado na Igreja dos Capuchinhos próxima a sua casa. Em 1970, ele gravou seu primeiro disco, intitulado ‘Tim Maia’, se tornando o maior sucesso da música brasileira. Famoso pela genialidade (sim, arrumava confusão e ausente em show) e voz inconfundível, o artista mesclava entre o samba, o baião, o soul e o funk norteamericano.

Depois de uma carreira em ascensão nos anos 80 com diversos álbuns de peso, na década de 1990 Tim Maia passou por vários problemas pessoais devido à saúde precária, o uso constante de drogas ilícitas e obesidade mórbida. Em 1998, sem condições de realizar uma apresentação no Teatro Municipal de Niterói, saiu em ambulância e após duas paradas cardiorrespiratórias faleceu.

Dezenas de álbuns, músicas que atravessam gerações, por onde passa o povo canta seus hits, que não são poucos como ‘Não Quero Dinheiro (Só quero Amar)’, ‘Gostava Tanto de Você’, ‘Réu Confesso’, ‘Sossego’, ‘O Descobridor dos Sete Mares’ e muito mais.

 ‘Do Leme Ao Pontal’, nossa faixa inicial em homenagem ao artista, é uma das canções mais queridas do público. Ela teve sua primeira gravação em 1982 e entrou num compacto simples junto com ‘Amiga’.

Este é  só um aperitivo do que Tim Maia deixou na vida de muitos fãs, além disso, um apaixonado pelo Rio de Janeiro.

Ah, está faltando uma coisa, que tal ouvir ‘Aquele Abraço’, palavras não faltam sobre o carinho pela cidade maravilhosa.

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Música