Há tempos que Leonardo Di Caprio deixou de ser o rostinho bonito da telona como na época de ‘Titanic’ ou de ‘Romeu e Julieta’. Um dos atores de maior prestígio de sua geração já recolhe dezenas de filmes no currículo em seus 26 anos de carreira e caracteriza-se por papeis focados em críticas sociais e políticas, ou seja, água com açúcar não é com ele. Resultado, na noite de domingo (10), Di Caprio conquistou seu terceiro Globo de Ouro através do solitário ‘O Regresso’. As anteriores ficaram nas mãos de ‘O Aviador’ em 2003 e ‘O Lobo de Wall Street’ em 2014.
Com estreia prevista para 4 de fevereiro no Brasil, ‘O Regresso’ narra a história baseada em fatos reais de Hugh Glass (Di Caprio), homem que liderava uma missão ao longo do rio Missouri quando foi atacado por um urso. À beira da morte, ele é abandonado na floresta por seus companheiros, sobrevive e parte em busca de vingança. Desde as primeiras informações do longa, já existiam especulações de uma possível conquista do ator ao Globo de Ouro. Consequência de todo um trabalho árduo, como o próprio ator confessou à agência EFE. “Não vou esconder que foi a filmagem mais difícil da minha vida, mas no final teve sua recompensa porque González Iñárritu (diretor) traduziu esse esforço em uma obra de arte. Embarcamos em uma viagem existencial em plena natureza e nos exigimos até o limite de nossas forças. Estávamos ali por uma razão e acredito que o espectador vai se emocionar incrivelmente com esta história. É algo realmente original. Já não se fazem filmes assim”.
O Globo de Ouro é um pano de fundo do que virá no Oscar, e ao que tudo indica, será que agora vai?
O ator já passou perto de ganhar a tão famosa estatueta, e perdurou em indicações de melhor ator coadjuvante por ‘Gilbert Grape’ (1994) e de melhor ator por ‘O Aviador’ (2005, ‘Diamantes de Sangue’ (2007) e ‘O Lobo de Wall Street’ (2014), filmes inesquecíveis com atuações impressionantes de um ator em ascensão. Mas por que Leonardo Di Caprio nunca conquistou uma estatueta? Especulações dizem que Di Caprio não é bem “querido” pela Academia por ser difícil demais, outros dizem que a própria Academia prefere premiar atores mais velhos. Verdade ou não, ele não é o único prejudicado na história do cinema. A veterana Glenn Close já teve seis indicações; os galãs Tom Cruise e Johnny Depp foram três, Brad Pitt conquistou um prêmio como produtor (’12 anos de Escravidão’), mas três indicações como ator… e nada. Em razão disso, a implicância com Di Caprio pode então ser apenas ficção. Vamos aguardar!
Opinião lembra: A trajetória de David Bowie
SIGA O OPINIÃO CULT NAS REDES SOCIAIS:
Facebook – Twitter – Instagram